Trabalhando nisso...

Logotipo Unicamp
Logotipo Secretaria Geral Secretaria Geral

Página de impressão criada em: 24 de Abril de 2024 às 17:02:34


Comunicado COC 06/2021

25/03/2021


À Comunidade Universitária

A Comissão Organizadora da Consulta tem por missão decidir e tomar medidas que possibilitem a realização da consulta à Comunidade para escolha do próximo reitor, competindo-lhe receber e analisar as inscrições de candidatos, julgar eventuais recursos, criar a eleição no sistema, iniciar e encerrar a votação, informar a comunidade sobre datas e forma de votação, decidir sobre locais onde eventualmente haja necessidade de disponibilização de equipamentos, divulgar orientações para o bom andamento da votação, organizar a apuração dos votos e proclamar o resultado final.

Além dessas atribuições compete-lhe, de acordo com a Deliberação CONSU-A-27/2020 : (i) definir os auxílios que poderão ser concedidos aos candidatos, de forma a permitir ampla divulgação do programa de cada um (art. 40); (ii) se reunir com o conjunto dos candidatos ou representantes por eles indicados, para definir a melhor forma de implementação dos auxílios porventura previstos (art. 41) e (iii) baixar normas complementares que forem necessárias para a realização da Consulta, podendo inclusive disciplinar a divulgação de propaganda pelos candidatos.

Essas atribuições foram cuidadosamente cumpridas pela COC, que se reuniu com candidatos e/ou representantes para definir os auxílios e formato da campanha preconizada.

Por mais de uma vez foram divulgadas orientações sobre vedação de boca de urna, distribuição de materiais, aglomeração, bem como o repúdio a fake news etc.

A COC solicitou aos candidatos colaboração e a orientação de seus apoiadores para cumprimento dessas regras mínimas, ainda mais em um período de pandemia.

Temos recebido denúncias de descumprimento das normas combinadas e a COC tem agido no que lhe cabe para coibir tais práticas, no limite de sua competência e possibilidades.

Porém, a COC não tem competência para apurar responsabilidades e punir aqueles que estejam infringindo as normas combinadas. No presente caso, infringindo não apenas o combinado com a COC e os candidatos, mas as normas de segurança sanitária baixadas pela Universidade.

Dito isto, a COC reitera seu repúdio a toda forma de desrespeito às suas instruções bem como às normas da Universidade que visam à proteção da saúde de todos.

Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso

Presidente da COC

Reconhecimento de assinatura em cartório

Onde reconhecer as assinaturas constantes no diploma

Cartório do Distrito de Barão Geraldo