Trabalhando nisso...

Logotipo Unicamp
Logotipo Secretaria Geral Secretaria Geral

Página de impressão criada em: 23 de Abril de 2024 às 09:09:22

O que é o CONSU? a CCG? e a CCE?

CONSU

O CONSU é o Conselho Universitário, órgão colegiado maior da Universidade, onde são tomadas as grandes decisões que influenciam na vida de toda a comunidade universitária. Lá tem representantes dos docentes, dos servidores, da comunidade externa e dos alunos, de graduação e de pós-graduação.

As atribuições do Conselho Universitário estão definidas no art. 48 dos Estatutos da Universidade Estatutos da Unicamp (em vigor), destacando-se, dentre elas as seguintes: alterar os Estatutos e o Regimento Geral, homologar os Regimentos das Unidades Universitárias, organizar a lista a ser submetida ao Governador do Estado, para a escolha do Reitor, aprovar a criação ou extinção dos cursos de graduação, pós-graduação e os planos de expansão e desenvolvimento relativos ao ensino e à pesquisa, aprovar propostas de criação, extinção ou remodelação de Unidades, julgar os recursos, deliberar sobre a política orçamentária e administrativa da Universidade, etc.

CCG

A Comissão Central de Graduação (CCG) é um órgão auxiliar do Conselho Universitário, cujas atribuições são, dentre outras: emitir parecer sobre calendários escolares dos Cursos de Graduação, inclusão ou supressão de normas referentes às atividades que regulamentam a vida acadêmica dos alunos dos cursos de graduação, criação e implantação de novos cursos de graduação, a criação, fusão, desdobramento ou supressão de disciplinas, a avaliação de ensino e promoção de alunos, processos relacionados à vida acadêmica dos alunos, como: matrícula, trancamento de matrícula, transferência, reavaliação de nota, alteração de nota e frequência, teste de proficiência, dispensa de pré-requisito, reconsideração de matrícula, etc.

CCE

A Comissão Central de Extensão (CCE), Comissão Permanente do CONSU, tem como atribuição e competência manifestar-se, avaliar e propor sobre os assuntos que envolvam as atividades de extensão universitária, tais como: A observância e aplicação das diretrizes políticas constitucionais para a extensão da Unicamp estabelecidas pelos órgãos competentes; Os mecanismos institucionais que busquem a valorização e potencialização da extensão no âmbito acadêmico e da comunidade externa à Unicamp; O estabelecimento de políticas de extensão para a Unicamp em consonância com o FORPROEX, respeitando as suas características local, regional e cultural; O mérito das ações de extensão da Unicamp, bem como acompanhar e supervisionar as ações de extensão da Unicamp; O mérito das matérias a serem submetidas à homologação das instâncias competentes através de pareceres circunstanciados e conclusivos do CONEXT; As suas normas internas de tramitação das matérias de sua competência; As propostas de normas referentes às ações de extensão; As questões estratégicas inerentes às ações de extensão da Universidade, sendo essas ações: cursos, eventos, programas, projetos, e prestação de serviços, bem como as consultadas pelo CONEXT; A atuação da Unicamp em extensão a partir de relatório apresentado pelo CONEXT; O calendário anual de reuniões da Comissão.

A Comissão Central de Extensão (CCE) foi criada através da Deliberação CONSU-A-053/2020, e alterada pela Deliberação CONSU-A-007/2021, de 30/03/2021, e pela Deliberação CONSU-A-26-2021, de 30/11/2021.

Reconhecimento de assinatura em cartório

Onde reconhecer as assinaturas constantes no diploma

Cartório do Distrito de Barão Geraldo